Na sessão de ontem da oficina de música projectamos um instrumento feito de latas de metal de diversos diâmetros. Depois de termos discutido e testado várias formas de como dispor as latas, chegamos a este esboço.
Conseguimos recolher 9 latas de diferentes tamanhos e pintamos de vermelho. Para a próxima semana iremos fazer a montagem e fazer uns desenhos engraçados. 
Ao fim de algum longo tempo de paragem na construção do Tongue Drum, e depois de termos encontrado, como desejado, uma tábua usada de cerejeira, pelas boas qualidades do material, demos continuidade à construção do mesmo.
Com uma caixa de ressonância feita de madeira contraplacado reutilizada, ao que parece de umas caixas de transporte de mercadoria do Porto de Leixões, cortamos finalmente na parte de cima as medidas das línguas sonoras. 
Para a semana iremos contínuar a fazer este belo instrumento.
De focar também o andamento do criativo Pau-de-Chuva feito de tubo de cartão, com cotonetes e pregos dispostos em espiral a atrasar a passagem de feijões frades e pedras pequeninas.
Para selar as pontas do tubo de cartão foi colocado uns balões ao que dá um resultado sonoro curioso de cada vez que se vira o Pau-de-Chuva.

Agora é dar continuidade às pinturas da parte exterior.

Mais extravagante ainda, foi a expontânea elaboração deste, por enquanto nomeado, Xilofone Box Sound System.
Feito a partir dos tubos de aluminio de um piano de brincar abandonado, e como suporte e caixa de ressonância, foi adaptado uma coluna de som que estava avariada. No final uns retoques com alguns materiais que sobraram de outras experiências e este foi o resultado final!

Como estivemos muito tempo na construção do Tongue Drum, foi tarde para fazermos uma jam improvisada. Mas deliciamo-nos um bocadinho com o Vidrofone feito numa das sessões anteriores.

É simples, garrafas de vidro iguais coladas em esferovite a fazer de base e um estrutura de madeira e 2 cilindros de cartão para segurar este instrumento. Menos simples, foi a afinação das garrafas, ao qual que pela pequena dimensão delas, só foi possível afinar até à nota Sol. 
Mas já está em fila de espera, nos projectos de construção, um Vidrofone com garrafas de vinho, para termos uma amplitude de tonalidades maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário